João Pinheiro, Dom 18/11

Comemorações na Igreja da Coenje em João Pinheiro


As comemorações seguem com celebrações as 19h30 da noite e depois as barraquinhas


          Cristãos da doutrina católica já estão participando das comemorações preparatórias para o feriado do dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil.

Na programação que se extende até o dia 11 de outubro, estão as celebrações todos os dias as 19h00 e após as celebrações tem as barraquinhas com momentos de descontração, comidas típicas e bingos.

Este ano, a festa acontece no Santuário que ainda está em construção, o piso grosso e o telhado já foram colocados e o acesso está sendo pela nova estrada que foi construida para tirar os cristãos que irão ao Santuário do movimento da BR 040.

O Pároco da Igreja Imaculada Conceição José Benício convida toda a população pinheirense para participar das festividades no santuário. Ele ressalta ainda que no dia 12 de outubro sexta-feira, a programação inicia bem cedo e se extendo por todo o dia. Ás 00h00 acontece a celebração da santa missa, terá também celebração do santo terço, cenáculos, folia de reis e outros sete horários para celebrações das missas.


Origem da Data

O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de
todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

História de Nossa Senhora Aparecida

De acordo com a lenda, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.

Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves, apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então vinhas vazias, abundavam em peixes.

Dezessete anos depois do achado, foi construída a primeira capela que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes.

Em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.

 

Da Redação do JP Hoje / Valdimar Ferreira
Foto: JP Hoje